Moradias de Luxo com piscina, em Gemeses, Esposende.
Localização
Gemeses | Esposende
Estado
Em fase de construção
Nº Habitações
Tipologias
Nº Pisos
2
Principais aspetos estruturais e arquitetónicos
A laje Rés-do-chão é sobre-elevada 20cm da cota exterior e forma uma caixa, por baixo, com um mínimo de altura de 60cm, de modo a criar um espaço não útil sob o pavimento, designado como "piso sanitário". Este piso sanitário terá como função passar todas as tubagens de canalização e demais especialidades, de forma a facilitar futuros arranjos de pichelaria, bem como impedir humidades por capilaridade na lage.
Para não permitir a consequente perda de carga térmica através de toda a superfícies, esta laje será isolada, por baixo, com poliestireno extrudido XPS. As sapatas e demais elementos em contacto com a terra serão devidamente impermeabilizadas com Flint-coat.
A estrutura dos pilares é excêntrica, entre as fundações e o piso térreo, assim como entre o piso térreo e a cobertura, de modo a criar a ilusão de suspensão do corpo de Rés-do-chão. Esta excentricidade permite "ocultar" caleiras de recolha de pluviais que corram nas paredes ou no chão, tanto por baixo da laje de Rés-do-chão como na laje do sótão.
A solução estipulada para a laje de cobertura prende-se com o facto de o telhado ter pouca inclinação e, como tal, opta-se pela pintura sobre a regularização da laje com flint-coat, seguida do respetivo isolamento com poliestireno extrudido XPS, coberto com subtelha tipo "onduline" sobre a qual é assente a telha.